InícioTutoriaisComo conseguir um estágio em Jornalismo?

Como conseguir um estágio em Jornalismo?

O estágio é fundamental para que você consiga se desenvolver ao longo do curso de Jornalismo. Além disso, ele lhe ajudará a decidir qual a área que mais lhe interessa no Jornalismo.

Foto: Pixabay.

Uma pergunta que me enviam quase diariamente, através das caixas de mensagem da Casa dos Focas, é exatamente esta: como conseguir um estágio em jornalismo? Por este motivo resolvi escrever um texto com dicas para quem está em busca do primeiro estágio.



Por que estagiar em jornalismo?

Antes de mais nada, acho importante destacar alguns motivos pelos quais é importante que o estudante de jornalismo passe por um estágio (recordando que, atualmente ele é obrigatório pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo).

O primeiro deles é a experiência adquirida, o fato de estar dentro de uma redação, ter contato com jornalistas experientes, acompanhar todo o processo de tratamento de informações até elas se tornarem notícia e serem publicadas… é algo que complementa toda a formação acadêmica que o estudante de jornalismo recebe ao longo do curso (sou defensor do diploma e acredito no equilíbrio entre a teoria e a prática).



Estagiar em grandes empresas de comunicação

Em segundo lugar, o estágio te dá a oportunidade de trabalhar em grandes empresas de comunicação. Muitas vezes ele é a principal porta de entrada para ser efetivado após a conclusão do curso superior de jornalismo.

Exemplo disso é a própria Globo, que ao menos uma vez por ano abre o seu programa de estágio, o ‘Estagiar’. Outros conhecidos veículos de comunicação também tem seus próprios programas de treinamento, tais como a Folha de S.Paulo, o Estado de S.Paulo, a ESPN, etc.

Mesmo que você não seja efetivado, ao término do estágio, você poderá ostentar, em seu currículo, que trabalhou em um grande veículo e isso pode fazer a diferença diante de alguns recrutadores, que sabem valorizar essas experiências.

Enfim, o estágio é fundamental para que você consiga se desenvolver ao longo do curso de Jornalismo. Além disso, o estágio lhe ajudará a decidir qual a área que mais lhe interessa no Jornalismo.



Dicas importantes para conseguir um estágio

Assim como o recrutador lê o seu currículo antes de te convidar para a entrevista, é preciso que você também faça o seu papel e passe ao menos uma hora consumindo a produção jornalística da empresa de comunicação na qual você pretende estagiar.

É fundamental conhecer o posicionamento do veículo de imprensa que você se candidatou. Para isso, é recomendável ler/ouvir/assistir os editoriais publicados pelo mesmo. Mas não fique apenas nisso, consuma de forma completa todo o conteúdo dessa empresa, entenda que tipo de matéria é mais publicada, conheça os principais jornalistas que trabalham ali, enfim, seja um verdadeiro fã.

Uma das perguntas que costumam ser feitas pelos recrutadores é se você conhece o trabalho da empresa jornalística à qual se candidatou. Candidatos que fizeram a lição de casa, realmente se esforçando para se aprofundar nesse ponto, têm muito mais chances de serem contratados do que outros que nem sequer sabem em quais plataformas o veículo de comunicação está presente.



Peça para alguém revisar o seu currículo

Um dos primeiros contatos que o recrutador terá contigo é através do seu currículo. Por isso, é importante que ele esteja agradavelmente organizado, completo, sem firulas e sem erros gramaticais. Escrevi um texto sobre currículo que pode ser acessado clicando aqui.

Uma dica que eu dou é a seguinte: antes de enviar o seu currículo para a vaga desejada, imprima o mesmo e entregue-o para um jornalista ou um professor revisá-lo. A qualidade do seu texto já começa a ser analisada logo no currículo, por isso, leve esse documento à sério.



Valorize o Networking

Quando se fala de estágio em jornalismo, muitos focas pensam em procurar as vagas na internet. Realmente existem inúmeros sites dedicados exclusivamente à divulgação de vagas de estágio, porém, devemos também valorizar o QI (Quem Indica).

A indicação é a responsável por grande parte das contratações em muitas empresas. A melhor forma de conseguir ser indicado é divulgar que você está em busca de um estágio. Aproveite o ambiente acadêmico, converse com os seus professores, acredito que vários deles atuam ou já atuaram na área e com certeza possuem contatos nas redações.

Já vi também o processo contrário, jornalistas de redação pedindo que professores universitários indiquem estudantes de jornalismo para vagas de estágio. Eu mesmo já recebi esses pedidos. Na hora, sempre lembramos daqueles alunos que se destacam em sala de aula, mas é importante que você manifeste ao seu professor que está em busca de um estágio. É válido recordar aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado.



Não desanime, seja insistente e não deixe as oportunidades passarem

Quando desejamos muito algo é necessário correr atrás desse nosso objetivo. Isso também vale para as vagas de estágio em jornalismo. Dificilmente conseguiremos ser contratados logo de primeira, mas não podemos desanimar. Insistência é uma qualidade importante!

Além disso, é preciso ter agilidade! Assim que uma vaga é publicada, você deve enviar o seu currículo, se cadastrar, se candidatar, enfim, não deixe para mais tarde, pois é possível que as inscrições sejam encerradas antes do programado. Já divulguei vagas aqui na Casa dos Focas que acabaram sendo fechadas no mesmo dia, por conta da grande quantidade de candidaturas. Envie o seu currículo da rua mesmo. Se a sua internet não lhe permitir, peça o celular de alguém emprestado, ou vá em algum lugar que tenha Wi-Fi (normalmente o Starbucks oferece Wi-Fi gratuito para seus clientes. Compre um café e aproveite para tomá-lo enquanto se candidata).



Crie um portfólio para divulgar o seu trabalho

Ter um portfólio é uma ferramenta poderosa e, arrisco a dizer, fundamental para quem almeja uma vaga de estágio em jornalismo. Uma coisa é você dizer o que sabe ou o que está apto a realizar no jornalismo. Outra é você mostrar, através de trabalhos já realizados, que possui experiência prática na área. É uma forma de chamar ainda mais a atenção dos recrutadores e quem sabe até garantir a sua tão sonhada vaga de estágio em jornalismo. Ainda esta semana, publicarei, aqui na Casa dos Focas, um texto sobre como criar o seu portfólio. Aguardem!

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui