InícioNotíciasFocas na Semana Estado de Jornalismo Ambiental

Focas na Semana Estado de Jornalismo Ambiental

- Advertisement -spot_img

3

Recentemente participei da Semana Estado de Jornalismo ambiental, ocorrida entre os dias 3 e 6 de Junho, em São Paulo. À primeira vista se tem a impressão de que se trata de uma reunião de naturebas que vão nos falar de tudo que já sabemos sobre o meio-ambiente: plante mais árvores, prefira a bicicleta, etc. Mas minha visão mudou completamente, quando cheguei na sede do Jornal e me deparei com centenas de estudantes iguais a mim.

Já no primeiro dia a complexidade dos temas ambientais se mostraram presentes, por exemplo: você sabia que o tráfico de animais é o terceiro maior tráfico ilegal do país? Essas e outras questões foram abordadas ao longo da semana por especialistas e ambientalistas.

No campo do jornalismo aprendi lições preciosas a respeito da cobertura da temática ambiental. Os que desejam fazer esse tipo de cobertura, devem necessariamente ter uma visão abrangente. O tema ambiental não se refere somente ao verde, é antes de tudo política.

Durante o evento foi feita uma apresentação especial do filme “Amazônia”, em parceria com a produtora brasileira Gullane. O documentário mostra a Amazônia de perto, em seu interior. Olhar necessário para entender a biodiversidade da maior floresta do mundo.

As palestras ministradas tinham o intuito além de debater sobre o meio-ambiente, preparar os mais de 200 jornalistas inscritos, para o II Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental, que este ano premiará o melhor texto com uma viagem para o Texas.

unnamed

Enviei meu texto e sigo ansiosa pelo resultado, entretanto fazendo um balanço de tudo que aprendi, vejo que o Jornalismo Ambiental não se refere apenas a pedir para que se deixe o carro na garagem. O papel essencial do jornalismo é informar, e nossa responsabilidade afeta diretamente o futuro do planeta. Não é apenas mais um discurso verde. “O jornalista deve estar à frente da sociedade, com um olhar mais profundo e passar essa complexidade para o leitor”, afirmou Dener Giovanini, ambientalista e documentarista, o primeiro palestrante da Semana Estado de Jornalismo Ambiental.

Por Amanda Rebouças

Perfil da Autora

Amanda Rebouças, 19, estudante de jornalismo do 3º semestre da FAPSP (Faculdade do Povo), já deu aula de francês, é repórter do futuro e atualmente é estagiária voluntária da faculdade na Agência de notícias.

Fotos: Kaique Dalapola, 20, estudante de jornalismo do 1º semestre da FAPSP (Faculdade do Povo), do blog portal da segundona paulista.

Colaboração: Beatriz Santos,20, estudante de jornalismo do 3º semestre da FAPSP (Faculdade do Povo).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui