InícioCursos de jornalismoGratuito: Estadão abre as inscrições para seu programa de treinamento em jornalismo

Gratuito: Estadão abre as inscrições para seu programa de treinamento em jornalismo

O objetivo desta iniciativa é “ser uma ponte entre a universidade e o mercado de trabalho, possibilitando que recém-formados aprofundem discussões jornalísticas e ampliem conhecimentos técnicos e teóricos”.

Foto: Divulgação/Estadão.

Foram abertas as inscrições para o 32º Curso Estadão de Jornalismo, que este ano será marcado pelo retorno dos Focas às redações do Grupo Estado. Realizado em parceria com a Universidade de Navarra, na Espanha, o formato desta edição será híbrido: as cinco primeiras semanas serão online e as outras serão presenciais na sede do Estadão, em São Paulo.

O objetivo do 32º Curso Estadão de Jornalismo é, de acordo com texto publicado no site do jornal, “ser uma ponte entre a universidade e o mercado de trabalho, possibilitando que recém-formados aprofundem discussões jornalísticas e ampliem conhecimentos técnicos e teóricos”.



Processo seletivo

O processo seletivo é constituído por duas etapas. Na primeira, os candidatos deverão preencher um formulário com dados pessoais, currículo e justificativa de interesse no curso, além de sugerir uma pauta em vídeo e texto. Esse tipo de seleção pretende avaliar o pensamento multiplataforma dos candidatos.

Os aprovados para a segunda etapa participarão de uma dinâmica de grupo através de vídeo-chamada, na qual deverão produzir uma reportagem de acordo com as orientações passadas pela coordenação do curso. Essa fase, que ocorre entre 2 e 6 de maio, contará com até 90 candidatos. No dia 9 de maio será divulgada a lista com os 30 jovens jornalistas selecionados. O curso, que será em período integral, está programado para acontecer entre os dias 23 de maio a 12 de agosto.



Programação do 32º Curso Estadão de Jornalismo

Na parte da manhã, os focas terão contato com jornalistas e executivos do Grupo Estado, assistindo aulas teóricas complementares (Jornalismo de Dados, Direito, Política, Economia, Ética e Português) e palestras com especialistas. Além disso, ao longo do curso também participarão de entrevistas coletivas especiais com lideranças de vários segmentos.

Já na parte da tarde, os participantes do curso poderão atuar nas redações do Grupo Estado. Com o objetivo de conhecer melhor o trabalho no Estadão impresso, na Agência Estado/Broadcast e na Rádio Eldorado, será adotado um sistema de rodízio, no qual os focas terão a oportunidade de passar por diversas áreas de atuação da empresa, inclusive pelas redes sociais, pela TV Estadão e pela Verifica, editoria especializada em checagem de informações. Durante o curso, os focas desenvolverão dois projetos jornalísticos.



Como se candidatar?

Os focas interessados deverão ser recém-formados em jornalismo (2019, 2020 e 2021) ou estar no último semestre do curso, com formatura prevista para julho deste ano de 2022. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de abril, clicando aqui.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui