InícioEventosJornalismo e desinformação serão debatidos em evento online gratuito

Jornalismo e desinformação serão debatidos em evento online gratuito

O evento, que ocorrerá entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro, será transmitido ao vivo pelo perfil do instagram @desinformantebr.

A plataforma *desinformante está promovendo uma série de encontros no qual serão tratados temas relacionados ao jornalismo, a desinformação e seus impactos nos direitos humanos, nas questões socioambientais, na democracia e em nossas vidas.

O evento será iniciado às 19h desta terça-feira, 26 de outubro. No total, serão realizadas seis conversas, sempre ao vivo, através do perfil do instagram @desinformantebr, entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro.

Os interessados em participar do evento gratuito “Conversas Sobre Desinformação” deverão se inscrever clicando aqui. Confira abaixo a programação completa do evento.

Programação do evento “Conversas sobre desinformação”

O primeiro encontro, que ocorre nesta terça-feira, 26 de outubro, contará com a participação da jornalista Cristina Tardáguila, diretora sênior de programas do International Center for Journalists (ICFJ) e fundadora da Agência Lupa. O tema que guiará essa conversa será: “O recado do Nobel e a importância do jornalismo no combate à desinformação”. Participarão da bancada: João Brant e Liz Nóbrega.

O segundo encontro será realizado na próxima quarta-feira, 27 de outubro, também às 19h. Desta vez a conversa será com a jornalista Kátia Brasil, fundadora da agência Amazônia Real. O tema desse papo será “Manaus no epicentro da pandemia e a cobertura socioambiental no Norte do Brasil”. A bancada será composta por Ana d´Angelo e Mathias Felipe.

O terceiro encontro acontecerá às 19h desta quinta-feira, 28 de outubro. Desta vez o papo será com o jornalista Francisco Bosco, que também é ensaísta e doutor em Teoria da Literatura pela UFRJ. A conversa, que contará com Nina Santos e João Brant na bancada, terá por tema: “É tudo mentira? Quanta verdade somos capazes de compartilhar?”.

O quarto encontro, marcado para o dia 3 de novembro, também às 19h, será com o jornalista e doutor em Ciência Política pela USP, Leonardo Sakamoto. Com Lucas Vilalta (Instituto Vladimir Herzog) e João Brant na bancada, essa conversa girará em torno do tema “Notícias falsas geram problemas reais. Como fomos parar aqui e como sair dessa barafunda?”.

O quinto encontro está agendado para às 19h do dia 4 de novembro, e a convidada será a advogada e defensora dos Direitos Humanos, Sheila de Carvalho, que também é membro da Coalização Negra por Direitos. O tema desse papo, que terá o Instituto Procomum e João Brant na bancada, será “Como o racismo produz desinformação e legitima desigualdades?”.

O sexto e último encontro, ocorrerá no dia 5 de novembro, desta vez mais cedo, às 17h. O tema do papo será ” Impactos das fake news e discursos de ódio nas democracias e modos de vida das minorias”. A conversa, que terá na bancada Nina Santos e Ana d´Angelo, terá como convidado principal Jean Wyllys, doutorando em Ciências Políticas na Universidade de Barcelona, pesquisador da Open Society Foundation e professor-visitante no Afro-Latin American Research Institute do Hutchins Center da Harvard University, nos EUA.

O que é o *desinformante?

O *desinformante é uma iniciativa, criada pela Ponteio Comunicação, Informação e Cultura e do Instituto Cultura e Democracia, que visa oferecer informações confiáveis sobre desinformação, analisando seu impacto na sociedade e discutindo as formas de combatê-la. A proposta da plataforma é apresentar visões plurais de todos interessados em enfrentar a desinformação.

- Advertisement -
Vanessa Zanola
Vanessa Zanola é estudante de jornalismo pela Uninove, formada em Educação Física pela mesma instituição, radialista e técnica em Produção Audiovisual pelo Senac–SP. Trabalha como produtora cultural de Circo e Teatro nas Cias. LaMínima e Trupe Dunavô, além de ser colaboradora na página do instagram Raposa de Marte, e produzir o “Raposa de Marte Cast”, um podcast voltado à cultura pop.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui