InícioNotíciasPlanejando o futuro

Planejando o futuro

- Advertisement -spot_img
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

É um pré requisito de quem se dispõe a fazer jornalismo buscar a verdade a partir dos fatos. Ou seja antes de emitir opiniões, interpretações ou comentários, que o jornalista olhe com cuidado os fatos para que possa construir uma reportagem sólida, comprometida com o interesse público. Assim, deve-se investigar e estudar os fatos a partir de uma tarefa específica e basear seu trabalho e ações nisso. Não é aconselhável começar o trabalho a partir de verdades pré concebidas. É o caminho mais curto para que a primeira vítima da reportagem seja a verdade. É preciso selecionar, criticar, analisar e colecionar os fatos que vão alicerçar a história. No fundo toda reportagem é uma história. Fatos que coloquem em dúvidas as conclusões não podem ser negligenciados. Não se pode brigar com os fatos, nem distorcê-los para que caibam na reportagem. Se isso ocorrer certamente haverá perda de credibilidade uma vez que, mais cedo ou mais tarde, o público vai descobrir o engodo a que foi submetido e se voltará contra o jornalista e o espaço que abrigou o seu trabalho. Os dois perdem. O um se divide em dois. Tudo tem muitos lados, tudo está em mudança contínua e nada é puro e simples. Não analisar, não testar, concluir o conteúdo de um livro apenas pela sua capa, é uma receita para a simplificação exagerada e para o desastre.

É um pré requisito do gestor corporativo avaliar o cenário que atua. Deve saber com clareza se o concorrente é mais bem estruturado e armado. Sem essa análise, que se assemelha a um general em campo de batalha, o fracasso é iminente. Não se trata de utilizar A Arte da Guerra do Sun Tsu, mas suas lições ajudam a quem pretende vencer no campo corporativo. Muitas vezes, nessas horas, soltar o “espírito animal” do capitalismo, mais atrapalha do que ajuda. É preciso serenidade para fundamentar estratégias e escolher as melhores práticas para avançar na conjuntura. Uma delas é não enfrentar o adversário no campo dele, especialmente se ele é mais numeroso e armado no mercado. Nesse quadro, é preciso lutar crescendo aos poucos, em situações locais em que os seus números superem os dele. Espere juntar vantagens. Nunca lute se a vitória não é certa. Sua estratégia geral, no início, é defensiva, mas a luta deve se tornar paulatinamente ofensiva, a fim de equilibrar as forças e vencer a batalha. Não se pode esquecer que uma guerra é formada de muitas batalhas, e por isso não se pode cantar vitória quando se venceu apenas uma delas.

É um pré requisito do líder dividir com os seus liderados a responsabilidade e a conquista. Um líder não se confunde com um chefe. É o servidor do grupo e tem obrigação de levantar a cabeça e olhar o futuro. Não está apenas comprometido com os resultados imediatos. Aprende a ser humilde e aceitar outras ideias que não são suas. Nem se apropriar delas. A equipe precisa ser como um time de futebol, processar dados e carências e demandas do público para o qual trabalha. Formular estratégias para satisfazer essas necessidades, monitorar a implementação do que foi acordado pelo grupo e fazer as mudanças necessárias no meio do caminho. Espelha-se no rio, que apesar de todas as dificuldades, chega ao oceano. É preciso praticar o processo contínuo de avaliação de cima para baixo e de baixo para cima. Os pensamentos originais desse artigo são de autoria do Velho Timoneiro. Mesmo vivendo um período de dificuldades e de ditadura na China, Mao Zedong tinha tempo para pensar no futuro, no dia em que seu pais se tornasse uma democracia.

Por Heródoto Barbeiro

Perfil de Heródoto Barbeiro

Heródoto Barbeiro

Heródoto Barbeiro é jornalista, âncora do Jornal da Record News e do R7, diariamente as 21h. Ex-apresentador do Roda Vida da TV Cultura e do Jornal da CBN. Autor de vários livros na área de treinamento, história, jornalismo e budismo.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui