InícioListasQuais são os cinco principais prêmios internacionais de jornalismo?

Quais são os cinco principais prêmios internacionais de jornalismo?

A Casa dos Focas selecionou os cinco principais prêmios internacionais de jornalismo. Esperamos que, em um futuro breve, você seja um dos indicados à essas premiações.

Foto: Pixabay.

Todos os anos, diversas premiações com categorias distintas, reconhecem os mais variados trabalhos publicados na mídia por renomados jornalistas e grandes meios de comunicação. Este reconhecimento é um importante incentivo ao trabalho da imprensa.

Mas afinal, quais são os principais prêmios internacionais que um profissional de jornalismo pode conquistar? Abaixo listamos os que consideramos serem os cinco principais para que você possa conhecer. OBS: Eles não estão apresentados por ordem de importância.



1 – Prêmio Pulitzer

Foto: Nicoletta Barolini/Columbia University.

O Prêmio Pulitzer é uma premiação norte-americana oferecida pela Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, aos que se destacam nas áreas do jornalismo, literatura e música. Desde que foi criado em 1917, em homenagem a Joseph Pulitzer, este prêmio mantém edições anuais.

No total, são premiadas as seguintes 21 categorias: serviço público, furo de reportagem, reportagem investigativa, reportagem explicativa, reportagem de denúncia, reportagem nacional, reportagem internacional, reportagem especial, comentário, crítica, editorial, projeto editorial, furo de reportagem fotográfica, fotografia, ficção, drama, história, poesia, ensaio, música e homenagens.

Em vinte categorias os vencedores recebem um prêmio de 10 mil dólares e um certificado. Já na categoria Serviço Público de Jornalismo, que é sempre dado a um jornal, o veículo vencedor ganha uma medalha de ouro. Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos podem concorrer.



2 – Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha

Foto: Divulgação/Casa Real.

O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha (Premios Internacionales de Periodismo Rey de España) é uma premiação jornalística concedida pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Desde sua criação, em 1983, ele é entregue pessoalmente pelo monarca espanhol.

O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho informativo dos profissionais do jornalismo de língua espanhola e portuguesa dos Estados que integram a Comunidade Iberoamericana de Nações e das nações com as quais a Espanha mantém vínculos de natureza histórica e relações culturais e de cooperação.

Em geral são premiadas reportagens que apresentem histórias com excelência jornalística, através da escrita, da imagem ou do som, que ajudam a criar consciência social, contribuam para a educação das sociedades, velem pelos direitos humanos e os valores da democracia.



3 – Prêmio Maria Moors Cabot

Foto: Divulgação/Prêmio Maria Moors Cabot

O Prêmio Maria Moors Cabot (Maria Moors Cabot Prizes), foi fundado em 1938, sendo considerado um dos mais antigos prêmios internacionais no campo do jornalismo. Apresentado pelos curadores da Universidade Columbia, ele é voltado para jornalistas do hemisfério ocidental.

Este prêmio reconhece anualmente de três a quatro jornalistas e organizações de notícias dos Estados Unidos, América Latina e Canadá que, através de seus trabalhos jornalísticos, contribuíram para a compreensão interamericana e para a liberdade de imprensa nas Américas.

Os vencedores recebem a medalha Cabot e o valor de cinco mil dólares, mais os custos de viagem para Nova York e acomodação em um hotel, para a cerimônia de apresentação. Na edição de 2021, uma das vencedoras foi a jornalista brasileira Eliane Brum.



4 – Prêmio Emmy Internacional de Jornalismo

Foto: Divulgação/International Emmy Awards.

O Prêmio Emmy Internacional de Jornalismo (International Emmy News Awards) é uma premiação concedida, desde o ano de 1999, pela Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas a programas jornalísticos, que tenham sido produzidos e transmitidos fora dos Estados Unidos.

O anúncio da premiação é sempre realizado em Nova York, normalmente entre os meses de setembro e outubro, sendo dividido em duas categorias: Prêmio Emmy Atualidades e Notícias; e Prêmio Emmy Notícias e Documentários.

Até o momento a Rede Globo é a única rede de televisão latino-americana a vencer o Emmy Internacional de notícias, sendo indicada em 15 edições e tendo faturado 17 estatuetas em diferentes categorias. Em 2021 o programa Jornal Nacional, da emissora brasileira, foi um dos indicados por sua cobertura sobre a situação da Covid-19 no Brasil.



5 – Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)

Foto: Divulgação/Sociedad Interamericana de Prensa.

O Prêmio SIP de Excelência Jornalística (Premio SIP Excelencia Periodística) é uma premiação anual oferecida pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) às melhores produções em rádio, TV, veículos impressos e digitais.

Profissionais da imprensa de 33 países das Américas do Norte e Latina, Caribe e Espanha podem concorrer em 14 categorias diferentes: caricatura; cobertura noticiosa na internet; cobertura noticiosa; melhor entrevista; crônica; direitos humanos e serviço à comunidade; fotografia; infografia; opinião; jornalismo de dados; jornalismo em profundidade; jornalismo ambiental; jornalismo em saúde; e jornalismo universitário.

Um júri da Comissão de Prêmios da SIP escolhe o ganhador de cada uma das categorias. Os primeiros colocados em cada uma delas recebem um prêmio de dois mil dólares. A SIP também promove o “Grande Prêmio SIP de Liberdade de Imprensa”, aberto para pessoas ou organizações que desenvolvem ações em favor desta causa.

- Advertisement -
Vanessa Zanola
Vanessa Zanola é estudante de jornalismo pela Uninove, formada em Educação Física pela mesma instituição, radialista e técnica em Produção Audiovisual pelo Senac–SP. Trabalha como produtora cultural de Circo e Teatro nas Cias. LaMínima e Trupe Dunavô, além de ser colaboradora na página do instagram Raposa de Marte, e produzir o “Raposa de Marte Cast”, um podcast voltado à cultura pop.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
8,137SeguidoresSeguir
2,588SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui