InícioHistória do jornalismoWikileaks: o site que revolucionou o mundo da informação

Wikileaks: o site que revolucionou o mundo da informação

- Advertisement -spot_img

Desde suas primeiras publicações o Wikileaks tem causado uma verdadeira revolução no mundo da informação. Nós estudantes de jornalismo devemos estar atentos as notícias referentes a este site, mas antes de mais nada é bom conhecermos um pouco sobre ele: suas origens, seus objetivos, como utilizá-lo, como enviar material, enfim, preparamos alguns posts e iremos publicar aqui no blog para vocês. Não deixem de acompanhar!

Wikileaks: o mundo segundo Julian Assange
Wikileaks: o mundo segundo Julian Assange

Significado do termo Wikileaks

A palavra Wikileaks é uma junção de dois termos em diferentes línguas. Wiki vem do idioma havaiano e significa extremamente rápido. Leak em inglês quer dizer vazamento.

O termo Wiki é utilizado para definir uma espécie de site que se distingue dos outros pelo fato de poder ser facilmente editado pelos usuários que nele navegam, garantindo dessa forma a correção de erros, complemento de ideias e inclusão de novas informações. O mais famoso deles, antes do Wikileaks, é a enciclopédia Wikipedia.

Atualmente o Wikileaks não pode ser considerado um site Wiki, pois ele deixou de permitir comentários diretos ou qualquer outro tipo de intervenção no site.

Origem do Wikileaks

Idealizado pelo jornalista australiano Julian Assange, juntamente com um grupo de colaboradores, o domínio Wikileaks foi registrado no dia 4 de outubro de 2006, mas foi mantido em segredo até a sua primeira publicação em dezembro do mesmo ano. Somente em janeiro de 2007 o site foi apresentado publicamente.

A ideia inicial do site é se tornar uma fonte de divulgação de informações, que depois de recebidas e analisadas pelo site, são publicadas e ficam à disposição do mundo todo. O esquema básico é o seguinte: o Wikileaks recebe informações de suas fontes, os jornalistas que fazem parte do site analisam, verificam a veracidade das informações, resumem o conteúdo e divulgam em seu site a íntegra das informações, bem como suas análises.

A informação quer ser livre
A informação quer ser livre

O Wikileaks não tem fins lucrativos, seu único compromisso é com a informação e ele irá divulgar essa informação doa a quem doer. Isso é o que o distingue dos grandes veículos de mídia tradicional, que por mais compromisso que tenham com a notícia, em primeiro lugar tem compromisso com seus anunciantes.

O endereço principal do site é wikileaks.ch, mas devido aos ataques que vem sofrendo o site possui mais de 1.246 servidores espelho, que nada mais são do que outros endereços que replicam o conteúdo do site e que podem ser acessados caso o endereço original tenha algum problema.

Objetivo principal do Wikileaks

O Wikileaks afirma ter como objetivo principal, divulgar e trazer informação para a arena pública, de modo a encorajar uma sociedade com acesso à informação, e diz que ficará obstinadamente fiel a esse objetivo.

Saiba mais em nosso próximo post. Aguarde!

Leia também: Wikileaks: como utilizar.

Por Emílio Portugal Coutinho.

- Advertisement -spot_img
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate, aprofundamento e divulgação de novidades dentro da área do jornalismo. Os textos aqui publicados são de responsabilidade dos seus respectivos autores.
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui