InícioListas5 razões para cursar Jornalismo

5 razões para cursar Jornalismo

- Advertisement -spot_img

Cursar Jornalismo era meu sonho desde o ensino médio e agora que estou no último ano, me sinto realizada e por isso, resolvi listar as 5 razões que me fizeram querer cursar jornalismo.

(Foto:  Jeniffer Reis)
(Foto: Jeniffer Reis)

1) Multi carreira

Jornalismo não é só escrever para jornal. É escrever para jornal, internet e revista, trabalhar com TV, rádio, assessoria de imprensa, fotojornalismo e mídias sociais. A profissão é rica em áreas e você tem muitas opções de carreira.

Além de diversas áreas, temos as editorias. Jornalismo de moda, gastronômico, economia, esportivo, agronegócio, etc. Você além de escolher a área de atuação, pode se especializar em uma das muitas vertentes. Eu tendo muito para revista, internet e editorias como moda, decoração, beleza e entretenimento.

2) Gostar de escrever

Boa parte da profissão é gostar de escrever. E como jornalista aprender a passar uma mensagem de maneira direta, eficiente e acessível é o ponto chave. Gostar de escrever e entrar fundo em histórias faz toda diferença no resultado final da matéria.

Eu sempre gostei de escrever e esse foi um dos maiores encantos que eu tive com o jornalismo, trabalhar com algo que eu amo, aprendendo e melhorando a cada matéria.

3) Experiências

Conhecer coisas novas, realidades fora da nossa própria é algo que a profissão também proporciona.

No meu terceiro ano, desenvolvemos uma reportagem especial para rádio sobre imigrantes haitianos e eu tive contato com um pouco da cultura deles e o que leva eles a saírem do seu país em busca de um futuro melhor. Ao mesmo tempo que aprendi sobre eles, o trabalho foi uma denúncia contra o preconceito que eles sofrem.

4) Levar informação e ajudar quem precisa

Denunciar um buraco na rua, um bairro sem esgoto, uma empresa que faz trabalho escravo, também é jornalismo. Tudo isso com muita investigação e cuidado. Levar informação e dar voz para quem não tem.

5) Ser um formador de opinião

Além de tudo isso, o jornalista ainda é visto como um formador de opinião na sociedade. Mostrar fatos para as pessoas conseguirem ter uma opinião formada sobre determinado assunto. É aí que a ética entra, se eu escrever só fatos negativos sobre um assunto, meus leitores poderão ficar com uma visão negativa sobre. Por isso muitos acusam alguns veículos de comunicação de manipular as pessoas.

Cursar jornalismo não é mil maravilhas e tem suas dificuldades, como todos os outros cursos, mas eu estou no finalzinho do curso e muito satisfeita com ele. E vocês, que cursam ou pretendem cursar jornalismo, quais as suas razões? Conte para mim nos comentários! 😉

Por Jeniffer Reis

Perfil da Autora

Jeniffer Reis

Olá! meu nome é Jeniffer, mas pode me chamar de Jenn. 20 anos, Aquariana e apaixonada por todo tipo de arte. Música, moda, filmes e séries, livros, maquiagem e fotografia me inspiram e são essenciais na minha vida. Me acompanhe pelas redes sociais Instagram(instagram.com/isthatjenn) Facebook(facebook.com/isthatjenn). E conheçam o meu blog também: Isthatjenn.blogspot.com.br.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Siga-nos
17,706FãsCurtir
4,420SeguidoresSeguir
2,532SeguidoresSeguir
Mais vistas
- Advertisement -spot_img
Novidades
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui