O que fazem os apresentadores entre uma matéria e outra?

10
92

Um estudante de jornalismo perguntou-me no Facebook o que os apresentadores fazem entre uma matéria e outra. Achei curiosa a pergunta e resolvi escrever aqui.

Fora do ar

Enquanto um VT está rodando (reportagem ou comercial), o apresentador tem esse curto espaço de tempo (de um a cinco minutos, em média) para ler novamente o texto que virá a seguir, conversar com o coordenador do programa, tirar dúvidas sobre o script (espelho) ou retocar a maquiagem. É o que manda o “manual dos apresentadores”.

reporteratrapalhado1

Mas, outras coisas naturais acontecem como tomar um gole d’água ou papear rapidamente com a equipe técnica ou entrevistado, por exemplo. O certo mesmo é não desviar a atenção dos monitores que exibem o que está no ar (retorno de vídeo), afinal de contas o apresentador deve estar preparado para voltar a qualquer momento, mesmo que o contra-regra esteja ali, do lado, para dar a “regressiva” – o tempo que resta para terminar a reportagem ou comercial.

“Tá no ar… tira o dedo do nariz!”

Existem casos bizarros na internet de apresentadores que foram “pegos de surpresa”. O VT acabou e eles voltaram pro ar em posições estranhas, com caretas ou fazendo algo que não deveriam, como comendo um biscoito.

sem-titulo-5

Se o programa for ao vivo não tem como consertar. É torcer para que a cena não caia no TOP FIVE ou mesmo na internet. Dependendo da gafe, o apresentador fica marcado pelo erro, pode ser remanejado de seu posto ou até dispensado pela emissora.

Particularmente testemunhei um apresentador que saiu do estúdio para ir ao banheiro no momento em que um VT estava no ar. Foi um risco enorme, mas tudo acabou bem – ele voltou a tempo. O pior foi o durante; todos os colegas do switcher (sala de controle técnico do telejornal) ouviram o que o apresentador fazia no toalete, já que o microfone, pregado no paletó dele, permaneceu ligado o tempo todo.

Por Thiago Moraes.

Perfil de Thiago Moraes

Thiago Moraes

Repórter e apresentador de telejornais, Thiago Moraes (31) trabalha com jornalismo televisivo desde 1996, quando iniciou na área técnica (atrás das câmeras). Formou-se em jornalismo pelo UNIFAE, em 2005, na cidade natal (São João da Boa Vista-SP). Pós-graduado em Linguagens Midiáticas e pós-graduando em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Thiago Moraes é autor de mais de 3 mil reportagens televisivas e também escreve para o blog TELE BLOG NEWS – Bastidores do jornalismo em TV.

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá sou estudante de jornalismo e tenho muito interesse em seguir carreira em telejornais, no entanto não sei por onde começar.
    Encontro programas de estágios em revistas, jornais impressos e até mesmo portais, mas nunca em redes de televisão…
    Alguma dica?

    • Olá Giovanna! O ideal é fazer estagio na área. Se não tiver contatos em TVs, uma alternativa é começar na produção de produtoras pequenas, que fazem programas de TV para canais fechados ou sites. Com o tempo, você poderá entender como uma produção de TV funciona, pegar contatos e finalmente estagiar durante os últimos anos na faculdade em uma emissora de TV. 😉

  2. Sou jornalista com muito orgulho e defendo a secretaria de comuicação, arte, cultura e ballet da associação LGBT de Quatro Barras.

    Gostei muito do post

    Fe

  3. Bom, o ano que vem tô pensando muito em prestar o vestibular e se eu passar quero tentar Jornalismo. Eu queria saber de você o que você tem a dizer dos novos talentos que querem tentar essa área e que conselho você daria pra esses Iniciantes?

    Perguntei que nem um reporte agora k k k brincadeira.

    valeu abraços

    • Olá Edivanderson! Um conselho que posso dar é ser muito curioso e sempre perguntar. Creio que essa seja a essência do jornalismo. O jornalista não sabe de tudo e deve reconhecer isso, por este motivo é importante perguntar, questionar, duvidar, enfim, nunca leve uma dúvida para casa. Outro conselho é ler muito, analisando como os grandes jornalistas escrevem; ouvir o jornal no rádio também é um ótimo exercício, além de lhe deixar por dentro das atualidades, o que é muito importante para quem almeja ser jornalista um dia. Bom, conselhos existem muitos, te recomendo a leitura deste post: (http://www.casadosfocas.com.br/foca-ensina/dicas-para-se-tornar-um-bom-jornalista/). Espero que você se torne um grande jornalista. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui