InícioHistória do jornalismoAs datas comemorativas no jornalismo

As datas comemorativas no jornalismo

Você sabia que nós jornalistas (aqui incluo os estudantes que já atuam na área) temos seis datas para comemorar ao longo do ano? Sim, os profissionais da imprensa tem seu trabalho reconhecido anualmente em seis diferentes datas, de acordo com a função específica que cada um exerce.

A primeira delas ocorre no dia 24 de janeiro, na qual se celebra a festa de São Francisco de Sales, santo padroeiro dos jornalistas.

Já no dia 29 de janeiro, é celebrado o Dia do Jornalista. Segundo a Rádio Câmara a data é uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio, morto nesta data no ano de 1905.

José do Patrocínio
José do Patrocínio

No dia 16 de fevereiro se comemora o Dia do Repórter.

O dia 7 de abril foi instituído pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) como o Dia do Jornalista, em honra ao médico e jornalista, João Batista Líbero Badaró, que no dia 22 de novembro de 1830 morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. No ano seguinte, o movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Em homenagem a este acontecimento a data foi instituída como Dia do Jornalista.

João Batista Líbero Badaró
João Batista Líbero Badaró

O dia 03 de maio foi decretado pela ONU em 1993 como o Dia da Liberdade de Imprensa.

Por fim, no dia 1º de junho se festeja o Dia da Imprensa. Nesta mesma data, no ano de 1808, o jornal “Correio Braziliense”, que era editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, passou a circular aqui no Brasil.

Por Emílio Portugal Coutinho

Leia também:

– O que é um jornalista?

– Parabéns Jornalista!

– Ser jornalista: Não é uma questão, é uma certeza!

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,671FãsCurtir
4,589SeguidoresSeguir
2,537SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui