Curso gratuito de residência em jornalismo está com inscrições abertas

0
65

O treinamento é voltado para estudantes e recém-formados de qualquer curso, com graduação encerrada entre julho de 2019 e julho de 2021.

A Rede Gazeta, do Espírito Santo, abriu as inscrições para a 23ª edição do seu Curso de Residência em Jornalismo. O treinamento é voltado para estudantes e recém-formados de qualquer curso, com graduação encerrada entre julho de 2019 e julho de 2021.

Palestra inaugural da 23ª edição do Curso de Residência em Jornalismo

Apesar das inscrições terem sido abertas na última segunda-feira, 24 de agosto, o lançamento oficial do curso será realizado somente às 14h30 desta quarta-feira, 26, através de uma palestra ministrada pelos repórteres Nilson Klava, da Globo News, e Murilo Salviano, do Fantástico. A palestra, que terá por tema “Como a pandemia impactou o dia a dia do jornalismo”, será transmitida ao vivo através do site www.agazeta.com.br.

Objetivo do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta

O Curso de Residência da Rede Gazeta, considerado um dos mais antigos do país, tem por objetivo melhorar a qualificação profissional e aproximar estudantes e recém-formados do mercado de trabalho.

Ao longo de duas décadas, este programa de treinamento já formou mais de 400 profissionais, muitos dos quais atualmente trabalham em diversos estados do Brasil e do exterior.

Segundo o gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti, este “é um projeto importante para a sociedade porque entendemos que a formação de um jornalista é aprimorada com a vivência, com o corre-corre atrás das notícias e análises”.

Inscrições para o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta

As inscrições no processo seletivo poderão ser feitas até o dia 8 de setembro de 2020. Este ano serão selecionados 10 alunos para participar do projeto, que será constituído por palestras, aulas de jornalismo, oficinas e acompanhamento diário da produção de notícias.

Programação do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta

Os candidatos selecionados para a 23ª edição do Curso de Residência em Jornalismo participarão durante três meses de um programa de imersão com atividades a distância e presenciais.

Ao longo do Curso, os residentes assistirão palestras de profissionais experientes de dentro e fora do Estado do Espírito Santo, terão aulas de Língua Portuguesa, redação jornalística, checagem de dados e acompanharão o cotidiano da produção diária no site, rádios e TV da empresa.

Como se inscrever no Curso de Residência em Jornalismo

Para se inscrever gratuitamente na 23ª edição do Curso de Residência em Jornalismo os candidatos deverão preencher uma ficha clicando aqui.

Processo seletivo do para a 23ª edição do Curso de Residência em Jornalismo

O processo seletivo será constituído por três fases: na primeira, que ocorrerá no dia 10 de setembro, os candidatos farão uma prova on-line sobre conhecimentos gerais; na segunda, que será realizada no dia 11 de setembro, os aspirantes realizarão uma prova de redação jornalística também on-line; na terceira e última, que acontecerá entre os dias 15 a 18 de setembro, os candidatos passarão por entrevistas individuais realizadas através de vídeoconferência. O anúncio dos 10 residentes selecionados será feito na tarde do dia 18 de setembro.

Fase EAD e Fase Presencial do Curso de Residência em Jornalismo

A fase EAD ocorrerá entre os dias 21 de setembro a 16 de outubro, com aulas e oficinas de produção ministradas por profissionais da Rede Gazeta e de redações nacionais como O Globo e Estadão. Já na fase presencial, que será realizada entre os dias 19 de outubro a 04 de dezembro, os residentes passarão por uma imersão presencial nas Redações da TV Gazeta, A Gazeta e CBN Vitória, acompanhando de perto a rotina dos profissionais e produzindo conteúdos factuais, além de um projeto especial de conclusão de curso, ligado à cobertura das eleições municipais marcadas para novembro.

Por Emílio Portugal Coutinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui