InícioTutoriaisOnde encontrar vagas de estágio em jornalismo?

Onde encontrar vagas de estágio em jornalismo?

Para se conseguir uma boa vaga de estágio em jornalismo é necessário paciência, perseverança e instinto de repórter investigativo.

Foto: Pixabay.

O estágio, além de ser obrigatório pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, pode ser uma excelente porta de entrada para conseguir ser efetivado após a obtenção do título de bacharel, como já disse em texto anterior (clique aqui para ler).

Entretanto, para se conseguir uma boa vaga de estágio em jornalismo é necessário paciência, perseverança e instinto de repórter investigativo. Isso porque as melhores vagas muitas vezes estão perdidas entre outras que podem ser verdadeiras furadas.

Vou te ensinar aqui alguns caminhos para você trilhar em busca da vaga de estágio em jornalismo ideal para você!



Sites de classificados de empregos

Buscar vagas de estágio em sites dedicados exclusivamente para este fim é, apesar de óbvio, um dos primeiros lugares nos quais você deve procurar a vaga de estágio em jornalismo que tanto deseja. Estes sites funcionam como uma ponte entre as empresas e os candidatos.

Na maioria desses sites você pode ter acesso às vagas sem precisar pagar por isso. Em alguns você precisa pagar um valor mensal para poder se candidatar ou cadastrar o seu currículo. Dependendo da sua situação, o investimento pode valer a pena. (Fiz uma seleção de dez sites de classificados de empregos que pode ser lida clicando aqui).



LinkedIn

Utilizar as redes sociais talvez seja um dos métodos mais práticos para encontrar uma vaga de estágio em jornalismo. A primeira delas obviamente é o LinkedIn, a maior rede social de negócios do mundo. Ali você cria o seu perfil profissional, ou seja, o seu currículo, e pode utilizar diversos recursos, inclusive o de ser notificado quando surgir a vaga que você está procurando. O cadastro, que é gratuito, pode ser feito clicando aqui.



Instagram

Existem diversos perfis no Instagram que divulgam vagas não só de estágio, mas também de empregos em jornalismo. A Casa dos Focas também divulga algumas vagas de vez em quando, mas não é uma página exclusivamente voltada para isso. Dentre as várias opções que você pode encontrar, recomendamos o perfil “Vagas em Jornalismo”.



Facebook

Procure por grupos no Facebook que reúnem vagas de emprego para jornalistas e estágio em jornalismo para estudantes. Muitos desses grupos apenas reproduzem vagas publicadas em sites de classificados de empregos, mas mesmo assim eles podem servir como uma ótima ferramenta para ficar com o radar ligado. Recomendamos os seguintes: Estágios em Comunicação; Jornalistas – Vagas e Oportunidades; Vagas para profissionais de Comunicação; e Vagas de Redação.



Trabalhe conosco

Normalmente é possível encontrar nos sites de jornais, rádios, revistas e outros veículos de comunicação uma seção intitulada ‘Trabalhe Conosco’ (existem algumas variações, alguns sites optam por ‘Envie o seu currículo’). Demonstre seu interesse utilizando essa ferramenta para enviar o seu currículo. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

O que achou desse texto? Você conhece alguma outra forma de conseguir uma vaga de estágio em jornalismo? Conta para mim aí nos comentários!

- Advertisement -
Emílio Coutinho
O jornalista e professor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas com o objetivo de ser um espaço para debate e divulgação de novidades no jornalismo.
- Advertisement -
Siga-nos
17,611FãsCurtir
5,911SeguidoresSeguir
2,557SeguidoresSeguir
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui